Aquanegócios: Programa de Desenvolvimento de Bioprodutos, Startups e Spinoffs Universitárias
IdeiaLaboratórioProtótipoMercadoEscalonamentoBioinovação e EcoinovaçãoBiotecnologiaEnergia e Fontes RenováveisMeio AmbienteNovos MateriaisPolítica PúblicaAlternativa NaturalAtrativoBaixa ComplexidadeBaixo CustoBiodegradávelConservação
Professores dos cursos de Engenharia de Pesca e Agronômica da Unesp Registro
O mercado de trabalho para estudantes universitários enfrenta diversos desafios, principalmente no que diz respeito à necessidade de habilidades relacionadas a saber criar, inovar e empreender. Muitas vezes, os estudantes saem da universidade com um diploma, mas sem as habilidades necessárias para se adaptarem às demandas do mundo profissional atual.
O projeto Aquanegócios visa oferecer uma formação empreendedora por meio do desenvolvimento de habilidades empreendedoras, como liderança, comunicação e resolução de problemas. Isso se torna um problema quando os estudantes se deparam com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.
O principal desafio deste Projeto está na lacuna entre o conhecimento teórico adquirido na universidade e a aplicação prática desse conhecimento no mundo real. Muitas vezes, os estudantes não sabem como transformar suas ideias e projetos em empreendimentos viáveis e lucrativos sob a perspectiva da economia circular e da sustentabilidade.
Para enfrentar esse problema, é necessário que as universidades repensem suas abordagens e passem a integrar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em seus alunos, principalmente por meio da formação acadêmica que possa oferecer conteúdos e ferramentas que estimulem e inspirem na busca e formação das seguintes habilidades:
1. Liderança: capacidade de inspirar e motivar equipes, tomar decisões assertivas e comunicar de forma clara e eficaz.
2. Comunicação: habilidade de transmitir ideias de forma clara e persuasiva, tanto verbalmente quanto por escrito.
3. Resolução de problemas: capacidade de identificar problemas, analisar dados, propor soluções criativas e implementá-las de forma eficiente.
4. Flexibilidade e resiliência: aptidão para se adaptar a mudanças e lidar com situações imprevistas.
5. Pensamento crítico: habilidade de analisar e avaliar informações de forma objetiva e lógica, considerando diferentes perspectivas.
6. Competências tecnológicas e emocionais: conhecimento e habilidade no uso de ferramentas e tecnologias e inteligência emocional.
O Aquanegócios é um Programa de desenvolvido para que alunos dos cursos de engenharia de pesca, agronomia e afins se inspirem e criem soluções sustentáveis. Assim, ao longo de um semestre eles seguem uma trilha de atividades para desenvolverem produtos e/ou empresas de base tecnológica (startups e spinoffs) de CleanTech, Agtech, AquaTech, Biotech, etc. Este Programa engloba uma série de disciplinas que alunos desenvolvem no laboratório de bioeconomia da UNESP junto ao curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual Paulista - UNESP e Centro de Aquicultura da Unesp - Caunesp. Nestas, são oferecidos conhecimentos específicos e práticas sobre mercado de trabalho, plano de negócios e gestão empresarial, marketing, bioeconomia e análise econômica, engenharia para aquicultura, tecnologia do pescado e outras que visam a difusão dos conceitos de empreendedorismo, tecnologias e processos de inovação, gestão e cadeia de valor do pescado. São utilizadas ferramentas ágeis como Canvas e mentorias que permitem gerar produtos e empresas focadas no mercado da Pesca e Aquicultura no Brasil. Em média são criados protótipos de cinco empresas/projetos ou produtos por ano.
Saiba mais: