Difusão do conhecimento de tecnologias para o aproveitamento da energia solar em comunidades rurais de baixa renda
IdeiaLaboratórioProtótipoMercadoEscalonamentoBioinovação e EcoinovaçãoEnergia e Fontes RenováveisMeio AmbienteMudanças ClimáticasAtrativoBaixo consumo energéticoConservação




Coordenador:
A energia solar é uma das principais fontes renováveis, destacando-se por sua perenidade e gratuidade, sendo estratégica frente aos desafios das mudanças climáticas e do aquecimento global. Apesar de seu potencial, o acesso a informações sobre suas aplicações e tecnologias ainda é limitado, principalmente entre a população de baixa renda. Para ampliar o conhecimento sobre o tema, foram realizadas palestras e oficinas em conjuntos habitacionais e escolas de ensino fundamental II e médio em Registro/SP, voltadas para alunos, seus familiares e produtores rurais. Os temas abordados incluíram o uso da energia solar para aquecimento de água, secagem de alimentos e geração de energia elétrica. Nas oficinas, os participantes aprenderam a construir aquecedores solares de baixo custo (CSBC), acompanharam demonstrações do funcionamento de painéis fotovoltaicos e receberam orientações sobre a manutenção periódica desses equipamentos. A eficácia das ações foi avaliada por meio de questionários aplicados antes e após as atividades, revelando um aumento significativo do conhecimento sobre energia solar. As palestras esclareceram dúvidas recorrentes, explicando as diferenças entre as tecnologias, suas aplicações e o impacto financeiro de sua implantação, fortalecendo o potencial de difusão das informações nas comunidades.
O projeto aprofundou e disseminou conhecimentos sobre energia solar aos alunos do ensino médio e fundamental e moradores de comunidades rurais de baixa renda isoladas como uma alternativa viável tecnicamente, não poluente e abundante no nosso país. Mostrar a este público alvo que o aproveitamento da energia solar pode ser muito mais fácil do que imaginam, como por exemplo, através dos Coletores Solares de Baixo Custo (CSBC) ou dos secadores solares de frutas e ervas de baixo custo. Será importante fazê-los perceber que o uso da energia solar vai muito além dos sistemas fotovoltaicos, que ainda possuem um custo de implementação considerado alto. A partir daí, será possível aprofundar e disseminar conhecimentos sobre as tecnologias voltadas ao aproveitamento da energia solar no meio rural visando o bem-estar e a agregação de valor à produtos agropecuários tradicionais na região.
Conheça algumas publicações sobre esta iniciativa: