Projeto Arboredo
IdeiaLaboratórioProtótipoMercadoEscalonamentoAtende as ODS/ONUBioeconomia e Economia CircularMeio AmbientePolítica PúblicaConservação

Bruno Gianez
Arranjo Produtivo Local - APL Juçara
Cooperativa de Bioeconomia
O projeto vem promovendo plantio via muvuca, implantação de agroflorestas e estímulo à bioeconomia na região de Mata Atlântica. As ações são concentradas no Assentamento Alves, Teixeira e Pereira, em Sete Barras, e na Terra Indígena Ka’aguy Mirim, em Miracatu.
O Projeto Arboredo, desenvolvido pela Cooperativa para Bioeconomia (COOBIO) e financiado por instituições internacionais e nacionais, é um case mundial de restauração ecológica e bioeconomia. Com foco na regeneração da Mata Atlântica e no desenvolvimento sustentável, a iniciativa já plantou 394.150 árvores, restaurando 690 hectares nos Vales do Ribeira e do Paraíba, e avança para a meta de 1 milhão de árvores.
O projeto combina reflorestamento, agroflorestas e bioeconomia, promovendo renda sustentável para comunidades locais e fortalecendo cadeias produtivas alinhadas à economia circular. Sua abordagem inovadora e escalável o posiciona como um modelo global de restauração ambiental.
O Projeto Arboredo se conecta diretamente às discussões globais sobre sustentabilidade e bioeconomia, sendo destaque entre os projetos do Aquário de Ideias, que apresenta iniciativas transformadoras no Brasil. Divulgar essa ação fortalece seu impacto, amplia parcerias e inspira novas soluções para um futuro mais verde e regenerativo.
O Time Aquário de Ideias integra e possui um polo avançado para suporte e apoio em pesquisa, desenvolvimento e inovação neste projeto.