New

1° Fórum do Corredor Azul Paulista

Encontro promovido pela UNESP (IEAMAR e Incubadora Aquário de Ideias), Sebrae e Ilhahub

10/12/2023

A Unesp - Câmpus de Registro, por meio do Instituto de EstudosAvançados do Mar (IEAMar) e da Incubadora de Empresas Aquário de Ideias, juntamente com o Sebrae e Ilha Hub, promoveram nos dias 28 e29 de novembro de 2023 o “Fórum do Corredor Azul: oportunidades para o desenvolvimento da bioeconomia azul no Vale do Ribeira”. O evento foi realizado no Canal Direto SP+Perto, na cidade de Registro. No primeiro dia houve palestras e debates, enquanto que no segundo dia foram realizadas visitas técnicas em algumas localidades de Iguape e Ilha Comprida.

Com o apoio de instituições e municípios de todo o litoral do Estado de São Paulo e também da Rede Temática de Extensão: Memória, História e Letramento Científico das Ciências da Vida das Unidades Complementares da Unesp, a iniciativa do Fórum tinha como objetivo estabelecer uma governança costeira conectando Governo, Academia e Mercado para impulsionar o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável por meio da bioeconomia azul no Vale do Ribeira. A proposta é construir ações conjuntas para a execução de um plano dedesenvolvimento perene, alicerçado nas oportunidades do mar. Essa colaboração entre os atores poderá favorecer a formação de uma rede/corredor que tem como objetivo comum a busca de soluções inovadoras, por meio da ciência e desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, levando para o empreendedor oportunidades, fomento e orientação.

O apoio das pesquisas - A professora Patrícia Soares Santiago, vice-coordenadora executiva do IEAMar/Unesp - Unidade Complementar da Unesp associada à Rede Temática de Extensão: Memória, História e Letramento Científico das Ciências da Vida - , defende que as pesquisas desenvolvidas dentro do Instituto podem e devem contribuir para o desenvolvimento da costa paulista.  “A formação de uma governança é fundamental para que este desenvolvimento sustentável ocorra de forma ordenada. O IEAMar tem como missão desenvolver  e incentivar pesquisas e atividades de extensão na área da ciências do mar. O Corredor Azul no estado de São Paulo é uma iniciativa do Sebrae,  e o IEAMar, juntamente  com o Aquário de Ideias, vem apoiando e sendo articuladores desse movimento”, afirmou.

Aquário de Ideias/Unesp - Segundo o superintendente/coordenador do Aquário de Ideias da Unesp, professor Guilherme Wolff Bueno, esse movimento vem sendo construído por vários atores, desde agentes ligados ao mercado, passando pela Academia, Governo e startups, para o desenvolvimento da bioeconomia azul em todo o Estado de São Paulo, especialmente no litoral. “Nós, como uma incubadora de empresas, temos trabalhado para envolver alunos desde a rede básica de educação (ensinos fundamental e médio) até Universitários para conscientização sobre a bioeconomia azul. São empreendedores do futuro que podem explorar e desenvolver seus negócios, gerar empregos e soluções tecnológicas de forma sustentável”, afirmou.

Governo Municipal - Na opinião do prefeito de Registro, Nilton Hirota, a bioeconomia azul é o que o mundo está pensando para o futuro. “Nós, aqui dessa região privilegiada, de natureza exuberante, com uma Mata Atlântica e um oceano extremamente preservados, temos consciência de que há muito o que se pensar e se investir coletivamente. Esse movimento (da bioeconomia azul) une o pensamento acadêmico, com conhecimento científico, o governo e a iniciativa privada. Esse nosso potencial é, realmente, magnífico. Esse vai ser o caminho para a humanidade e nós estamos plantando uma semente. Aqui no Vale do Ribeira temos um papel de protagonismo com essas ações. Temos, em Registro, uma particularidade, que é o Rio Ribeira, que desagua no mar e pode ser incorporado ao Corredor Azul. Não é à toa que recebemos, recentemente, o prêmio de cidade mais sustentável do Estado de São Paulo”, destacou.

Turismo Estadual - José Fábio Torquato, que representou durante o evento a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São  Paulo, diz entender que se trata de uma importante iniciativa para desenvolver a região do Vale do Ribeira. “O Fórum do Corredor Azul integra as regiões turísticas aqui do Vale. É uma iniciativa importante e vamos dar todo o apoio para essa construção. Espero que em breve possamos colher frutos deste trabalho. Nossa expectativa é unir esforços do Governo de Estado, não apenas do Turismo, mas também de outras áreas, para que possamos concretizar esta iniciativa debatida neste evento”, observou.

Ciência e Tecnologia de SP - Para Levi Pompermayer Machado, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, o Fórum do Corredor Azul é uma oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios baseados no conhecimento científico e tecnológico obtido dentro da Universidade. “O Governo tem desenvolvido estratégias para apoiar esses movimentos que visam o desenvolvimento litorâneo do Estado de São Paulo. Queremos criar mecanismos de governança para que esse movimento tenha auto suficiência e consiga realizar as transformações, integrando todos os players da bioeconomia azul no Estado”, ponderou.

Sebrae-SP - Michelle Raimundo dos Santos, gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, salientou que a região precisa de constante apoio para o desenvolvimento e principalmente de divulgação pelo potencial turístico da região. O Sebrae tem sido um grande parceiro neste sentido. “O Sebrae já trabalha há alguns anos no apoio ao desenvolvimento do Turismo. Além disso, estamos próximos da Universidade que é responsável por várias pesquisas científicas e também temos o programa Sebrae for Startups, uma iniciativa que vai desde a validação de ideias até ações estruturantes para que possamos atuar com toda a cadeia produtiva do mar. O Sebrae quer transformar o olhar científico, da academia, em mercado. Estamos muito honrados por sediar este primeiro Fórum do Corredor Azul e por poder aproveitar a oportunidade para mostrar os potenciais do Vale do Ribeira. Importante que todos os personagens envolvidos estejam na mesma página e possam avançar juntos”, concluiu.

Qual era o objetivo do Fórum do Corredor Azul no final do dia?

  • Facilitar a formação de parcerias estratégicas entre empreendedores, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e outras partes interessadas;
  • Conectar as lideranças do território e construir uma visão de futuro coletiva, capaz de abrigar múltiplas opiniões e ser farol que conduza a todos na direção do desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável;
  • Desenvolver um plano de ação com as lideranças, atribuindo responsabilidades e datas de entrega;
  • Encontrar fontes de financiamento para desenvolver as ações.

Esta Ação teve o apoio do projeto Fapesp 22/02756-4 e CEPID CBioClima 21/10639-5, CNPq 303653/2022-1, Rede de extensão Universitária Memória, História e Letramento científico das Unidades Complementares da UNESP, Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação de São Paulo - SCTI, Sebrae/SP.

loader