Inovação Social: tecnológia para aquicultura familiar desenvolvida na Mata Atlântica: uso sustentável de algas nativas
Principais aplicações: a tecnologia social foi aplicada para a aquicultura familiar nas comunidades da Mata Atlântica visando adotar práticas inovadoras que promovam o uso racional da água e a produção de alimentos. Uma dessas inovações envolve a utilização de extratos de macroalgas marinhas, que ganharam reconhecimento global como um insumo agrícola inovador para aumentar a eficiência na produção de alimentos.
A inovação desenvolvido permitiu a domesticação de algas, manutenção de matrizes e aprimoramento na produção de mudas. Além disso, é crucial viabilizar a produção de biomassa de uma espécie nativa, a Hypnea pseudomusciformis.
Indicadores: a tecnologia propõe soluções inovadoras que visam reduzir custos e economizar tempo nos protocolos científicos de micropropagação de algas marinhas. Isso inclui a exploração de sistemas em tanques e a aplicação de técnicas de manejo eficientes. O resultado esperado é o atendimento à demanda por matéria prima para o desenvolvimento de produtos, especialmente biofertilizantes, em parceria com empresas.
Inventor(es): Levi Pompermayer Machado, Algrow Startup, Aquagreen Startup, Instituto Mosaic
Confiram alguns resultados desta tecnologia oriunda de pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico: