SELO: Denominação de origem (D.O.) do filé de tilápia
"Filé de Tilápia Chavantes": Inovação e Certificação para a Indústria Aquícola
Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, a diferenciação de produtos é essencial para agregar valor e conquistar novos nichos. Pensando nisso, desenvolvemos um protocolo inovador para garantir a qualidade e a composição nutricional da tilápia (Oreochromis niloticus) criada em sistema de tanques-rede no reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, São Paulo. Através da aplicação dessa metodologia, será possível identificar atributos exclusivos de sabor e qualidade do filé de tilápia, considerando fatores como clima, manejo, e composição metabólica específica da região. Este protocolo oferece à indústria de pescado a oportunidade de certificar seus produtos com base em uma denominação de origem, reforçando as características únicas da produção local.
Conheça o Projeto FAPESP que desenvolveu um Protocolo Inovador para obtenção do Selo de Denominação de Origem “Filé de Tilápia Chavantes”
Para validar essa exclusividade, foi criado o selo “Filé de Tilápia Chavantes”, registrado como marca mista de certificação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), Pocesso: 936307366, registro 20/09/2024.
O selo garante que o produto provém de um território com características ambientais únicas, assegurando sua autenticidade e valor no mercado. Com o uso desta certificação, os produtores poderão não apenas elevar a qualidade percebida de seus produtos, mas também obter maior competitividade, agregando valor e fortalecendo sua posição no mercado. Isso contribui para a sustentabilidade e a inovação na cadeia de produção aquícola, impulsionando o crescimento do setor e atendendo às crescentes demandas por produtos certificados e diferenciados.
O "Filé de Tilápia Chavantes" torna-se, assim, um símbolo de qualidade e excelência, representando uma metodologia que poderá ser amplamente aplicada pela indústria da tilápia em todo o Brasil.
Confira a Cartilha elaborados para Produtores e afins empregar esta abordagem visando a preparação do empreendimento para obtenção do Selo “Filé de Tilápia Chavantes” para esta região.
Este projeto teve o apoio dos stakeholders da cadeia produtiva da tilapicultura brasileira os quais contribuíram com informações essenciais para o desenvolvimento deste selo. Agradecemos a Empresa Piscicultura Cristalina LTDA, ao Centro de Aquicultura da Unesp (CAUNESP), a Incubadora de Empresa de Base Científica e Tecnológica do Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo "Aquário de Ideias" e do Laboratório Bioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira - FCAVR/UNESP Campus de Registro, pelo apoio com infraestrutura, logística e parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - P,D&I.
As metodologias, processos e marca desenvolvidas tiveram o apoio financeiro e institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Nanotecnologia para Agricultura Sustentável, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI-CNPq – INCT Nano Agro #405924/2022-4) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (MEC-CAPES INCT Nano Agro #88887.953443/2024-00). Além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Programa de Mudanças Climáticas e Programa Nova Geração de Pesquisadores – PI, processos n.2022/02756-4; n.2021/02988-0 e n.2023/06381-8 e do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima), Programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPID/FAPESP, processo nº 2021/10639-5.